Amplificador de Sinal e de Potência

Veja também:

Pequenos Negócios - Como Ganhar Dinheiro na Internet


Qual a Definição de Amplificador de Sinal e de Potência?

O Amplificador de Sinal tem a função básica de amplificar a amplitude do sinal de tensão aplicado à sua entrada. Já o Amplificador de Potência tem a função de amplificar a capacidade de corrente do sinal aplicado à sua entrada. Veja o exemplo da figura 1:



Fig 1


Neste exemplo o sinal fornecido pelo microfone é de apenas 3mV. Este sinal é insuficiente para alimentar o autofalante e produzir um som audível. Então é necessário amplificar o sinal do microfone, aumentando a sua amplitude. No nosso exemplo, o Amplificador de Sinal realiza esta tarefa e entrega em sua saída um sinal, fiel ao sinal do microfone, mas com 12V de amplitude.

Mas, ainda de acordo com o exemplo da figura 1, na saída do Amplificador de Sinal, o sinal está amplificado para 12V mas com capacidade de apenas 10mA. Isto significa que se a corrente na saída do Amplificador de Sinal for superior a 10mA, o sinal vai arriar ou se distorcer.

Um sinal com capacidade de corrente de 10mA é insuficiente para alimentar o autofalante. Então é necessário aplicar este sinal a um Amplificador de Potência.

O Amplificador de Potência tem uma alta impedância de entrada. Ou seja, 10mA é suficiente para alimentar a entrada do Amplificador de Potência. Observe que o Amplificador de Potência não amplifica a amplitude do sinal aplicado à sua entrada. Ela continua em 12V. Porém ele amplifica a capacidade de corrente do sinal, que passa a ser de 5A. Pela lei de ohm, se você aplicar a um autofalante de 3 ohms um sinal de tensão de 12V, a corrente será de 4A. Ou seja, nosso Amplificador de Potência tem uma capacidade de corrente superior à necessária ao acionamento do autofalante e tudo funcionará corretamente.

É comum amplificadores mistos que amplificam o sinal e a potência. Neste caso o amplificador terá internamente estágios de amplificação de sinal e estágios de amplificação de potência.



Veja também: