D001 - Curso de Microcontroladores

Índice Geral do Curso de Eletrônica

Como Ganhar Dinheiro com Eletrônica


Microcontroladores


Fig 1

Quando a eletrônica começou a se desenvolver, no início do século passado, ela era totalmente analógica. Na fase analógica, muitos avanços foram atingidos, incluindo ai o rádio e a televisão.


Fig 2

Com a invenção do transistor na década de 50, a eletrônica experimentou uma forte compactação de circuitos o que permitiu o desenvolvimento de soluções mais complexas, entre elas, a eletrônica digital.

Enquanto na eletrônica analógica os circuitos trabalham com infinitos níveis de tensão, na digital são definidos apenas 2 estados: "1" e "0".

A unidade de informação digital é conhecida como "bit" que pode assumir os estados "0" e "1", como veremos.


Fig 3

Em um Circuito Eletrônico Digital que interaja com o mundo real, dois blocos são de grande importância: O conversor Analógico - Digital e o conversor Digital - Analógico (figura 4). O primeiro converte o sinal analógico do mundo real em sinal digital. O segundo converte o sinal digital, tratado pelo circuito digital, em sinal analógico, entendido pelo mundo real. Quando o sinal já está convertido para digital, ele pode ser tratado por circuitos ou rotinas digitais, como veremos mais tarde. As rotinas são conhecidas como algoritmos e conferem grande poder à eletrônica digital.

A Eletrônica Digital simplificou o tratamento dos sinais analógicos e com isso trouxe uma grande vantagem que é conhecer exatamente o estado de tesão que se está trabalhando. Por outro lado, complicou o tratamento destes sinais porque passou a exigir circuitos de conversão e "algoritmos" de tratamento, como veremos mais adiante.


Fig 4

Com o avanço dos circuitos integrados eletrônicos, os algoritmos passaram a ser cada vez mais sofisticados, permitindo uma grande evolução no tratamento dos sinais digitais.

Como dissemos acima, na eletrônica analógica os sinais podem assumir infinitos níveis de tensão, o que exige circuitos precisos para o tratamento destes sinais. Esta limitação acabou por inibir o desenvolvimento de soluções eletrônicas mais complexas, pois exigiam desenvolvimento de circuitos cada vez mais sofisticados e caros.

Um exemplo é a TV. Por mais que os circuitos de televisão tenham se desenvolvido na fase analógica, chegou um ponto que não era possível melhorar a qualidade da imagem e som, porque simplesmente exigiria um esforço muito grande e circuitos analógicos cada vez mais precisos e caros.

Ai surgiu a TV digital que resolveu este problema. Sabemos que a qualidade da imagem e sons digitais é muito superior aos analógicos.

Um dos componentes que permitiram a evolução da Eletrônica Digital foi o Microcontrolador, que será estudado neste novo curso do eletronPi.







Veja também: