BC003 - Fonte 12V 2A

Fonte Regulada 12V 2A

Veja também:

Pequenos Negócios - Como Ganhar Dinheiro na Internet


Fonte Regulada

O circuito apresentado na figura 1 é de uma fonte regulada de saída fixa em 12V. A corrente de saída pode chegar a 2A. Apesar de simples é um circuito de bom desempenho, podendo ser utilizado em aplicações mais exigentes como amplificadores de áudio.


Fig 1

O transformador deverá ter as seguintes características:

  • Tensão de entrada: 127Vac e 220Vac (dois enrolamentos para permitir selecionar a tensão de entrada). Observe que na maioria dos estados brasileiros, a tensão oficial é 127Vac ou 220Vac. Mas alguns estados não obedecem a esta regra. Assim, pode ser necessário adaptar a especificação do transformador às tensões fornecidas em sua cidade.
  • Tensão de Saída: 16Vrms;
  • Corrente de Saída: 2,2A (10% de folga);
  • Isolação entre primário - secundário: 800V. Especificar a tensão de isolação entre primário e secundário é importante para o fabricante escolher adequadamente o material isolante. O transformador de entrada, além de fornecer a tensão para a fonte, tem também a função de isolar nosso circuito da rede, evitando choques elétricos.

A tensão de saída da fonte é dada aproximadamente pela tensão do zener Z1 - 0,7V.

É importante montar T1 com um bom dissipador. Sem dissipador a corrente máxima de saída é de apenas 100mA. Para saber se o dissipador está bem dimensionado um teste prático é carregar a fonte com a corrente de saída máxima (2A), aguardar 5 minutos e tocar o transistor T1 com o dedo. Se você conseguir manter o dedo é sinal que a temperatura está abaixo de 60°C e está OK. Se não conseguir, o dissipador está pequeno e deve ser aumentado.

Outros valores de corrente e tensão podem ser obtidos, recalculando o circuito. Detalhes aqui.


Veja também: