True RMS

Veja também:

Pequenos Negócios - Como Ganhar Dinheiro na Internet


O que é True RMS?

RMS (do inglês Root Mean Square) é uma grandeza obtida somando-se o quadrado do valor do sinal em cada ponto,tirando a média desta soma e depois tirando a raiz quadrada desta média, conforme fórmula 1 abaixo.


Fórmula 1



Não confundir com o valor médio do sinal que é dado pela fórmula:


Fórmula 2



O valor RMS de um sinal também é chamado de Valor Eficaz. Isto porque é o valor que efetivamente vai gerar trabalho. Melhor explicando, você sabe que a tensão presente na tomada de nossas casas é um sinal senoidal de 60 Hz, que pode ser de 127V ou 220V, conforme a região ou instalação. Este valor é o valor eficaz da tensão. Se você aplicar esta tensão a uma resistência (o chuveiro por exemplo), a potência dissipada será dada por:

P = (Vrms)2 / R



True RMS

True RMS é uma especificação de equipamento quando este consegue medir o valor RMS de um sinal, independente da forma do sinal. Multímetros comuns de baixo custo normalmente não são True RMS. Isto significa que ao medir um sinal de tensão ou corrente AC, o valor lido só será correto se o sinal for muito próximo de uma senoide. Se o sinal for uma onda quadrada ou triangular a medição indicada pelo multímetro estará incorreta. Porém, se o sinal for medido com um multímetro True RMS a medição estará correta. Os Multímetros True RMS só garantem a precisão da medida até uma frequência máxima de sinal.





Veja também: