Como testar Diodo com Multímetro

Veja também:

Pequenos Negócios - Como Ganhar Dinheiro na Internet


Diodos

A figura abaixo mostra os encapsulamentos mais comuns para diodos. Acima deles o símbolo eletrônico do diodo.



O teste de diodo usando um multímetro é muito simples. Para isto, basta que o multímetro tenha a função para testar diodos, normalmente indicada pelo símbolo representado na figura abaixo.



Para testar o diodo inicialmente selecione a função "testar diodo" e conecte a ponta vermelha do multímetro no terminal anodo do diodo (veja a figura a seguir) e o terminal preto no catodo.



Nesta condição o multímetro injeta uma pequena corrente no anodo do diodo. Esta corrente está no sentido de condução e o visor do multímetro mostra a tensão de condução do diodo. Este valor está normalmente entre 0,4V e 0,8V para diodos de silício em bom estado.

Em seguida, conecte as pontas do multímetro conforme o esquema abaixo. Nesta condição o multímetro está injetando uma corrente no terminal catodo do diodo que é o sentido de não condução. O visor do multímetro indicará "fundo de escala", normalmente representado por um número 1 à esquerda do visor. É a mesma leitura mostrada quando você deixa as pontas do multímetro desconectadas. Isto indica que o multímetro mediu uma tensão superior ao limite máximo de leitura, indicando circuito aberto ou não condução.

Se o diodo estiver em curto as leituras do primeiro e do segundo esquema serão próximas de "0"

Se o diodo estiver aberto, ou seja rompido, as leituras darão "fundo de escala" ou muito maiores do que 0,8V.

Diodos que sofreram grande aquecimento podem alterar suas características e passar a não funcionar adequadamente. Você pode checar esta condição comparando com as leituras de um diodo sabidamente bom e do mesmo tipo do diodo em teste.

Dependendo do modelo do multímetro, a leitura pode ser apresentada em milivolts. Neste caso, no nosso exemplo, a leitura seria 520 e não 0,520.


Você pode também se interessar por:

Projeto de Fonte Regulada 12V 2A



Veja também: