Detalhamento do Conjunto Eletrônico




Introdução

Na etapa anterior nós definimos um diagrama em blocos do conjunto eletrônico do Drone. Agora nós vamos detalhar estes blocos para verificar a viabilidade técnica das diversas soluções disponíveis. Nesta etapa de especificação podemos colocar o que quisermos. A análise posterior de viabilidade técnica é que vai dizer a solução final a ser adotada para o Drone.

A eletrônica do Drone será acondicionada em 2 tipos de placas:

  • Placa Principal: A placa principal vai acomodar os circuitos de comunicação (GPRS), posicionamento (GPS), Auxílio a Pouso(Sonar), Acelerômetros e Controle de Motor.
  • Módulo ESC: O Drone utilizará 4 Módulos ESC (Electronic Speed Control). A Placa Principal vai processar as informações de navegação e enviar os comandos de controle específicos para cada Módulo ESC. Este comando será via sinal PWM.

Comunicação Externa

A comunicação externa do Drone se dará em duas situações distintas. Na primeira o Drone estará próximo ao Console de Controle, permitindo ser pilotado visualmente. Na segunda condição o Drone estará distante do Console de Controle e fora do alcance do sinal direto. Estará em voo autônomo (lembrando que nesta fase papel aceita tudo...).

Fig 1

Na condição próxima (100m) a comunicação se dará via Wi-Fi. Existem diversas soluções comerciais para circuitos integrados para comunicação Wi-Fi e GPRS. Nós já estamos contatando alguns fornecedores para verificar a viabilidade técnica e econômica das soluções. A velocidade do Wi-Fi permitirá o controle de navegação precisa do Drone como decolagens e pousos. Esta pilotagem poderá ser feita a partir de um computador ou mesmo de um celular.

Na condição distante a comunicação se dará via GPRS. Tendo sinal de celular, a comunicação GPRS permitirá ao operador receber todas as informações do Drone, mesmo não estando no campo visual. As principais informações serão a localização exata e a transmissão de imagens da câmera. Como a comunicação GPRS é bidirecional ela permitirá a implementação de controles, tais como mudança de rota de navegação, abortar navegação, voltar ao ponto de origem etc.

GPS

O Módulo GPS permitirá verificar da localização exata do Drone a todo instante. É uma função importante se pretendemos dotar o Drone de navegação autônoma, sem a supervisão do Console de Controle. Este tipo de função permite, por exemplo, definir uma rota de navegação e o Drone percorrer esta rota automaticamente, sem o controle do operador.

Atualmente, com a disseminação dos celulares SmartPhones com GPS integrado, este tipo de circuito se tornou comum e o preço caiu bastante. Hoje vários fabricantes já oferecem soluções integrando GPRS e GPS. Tentaremos utilizar uma destas soluções.