O Plano de Negócio

Veja também:

Pequenos Negócios - Como Ganhar Dinheiro na Internet


O que é um Plano de Negócio?

Abrir um novo negócio não é uma tarefa fácil. Garantir o sucesso do novo negócio é mais complicado ainda. Em função da concorrência não existe mais espaço para amadorismo, quando se deseja iniciar o próprio negócio.

Já falamos no Módulo anterior que para abrir um novo negócio é importante que você ou um de seus sócios domine a área onde querem iniciar o novo negócio. Dominar significa ter os conhecimentos técnicos necessários, conhecer o mercado, potenciais clientes, principais concorrentes etc. Porém, este conhecimento, apesar de essencial, não é suficiente. Um novo negócio deve ser planejado em detalhes para aumentar as chances de sucesso. O planejamento é o chamado "Plano de Negócio".

Mas o que é este Plano de Negócio? Ele é um documento escrito onde você vai registrar todos os detalhes de seu novo negócio. O Plano de Negócio deve ser elaborado antes de qualquer iniciativa para colocar o novo negócio de pé. Um Plano de Negócio bem elaborado e detalhado vai te alertar sobre as possíveis dificuldades e vai deixar claro, quais os recursos, técnicos e financeiros, serão necessários para iniciar o empreendimento.

Planos de Negócios devem ser elaborados pelos principais interessados na abertura do novo negócio. Terceirizar esta atividade pode comprometer seriamente a possibilidade de sucesso da empreitada.

Entenda o Plano de Negócio como uma espécie de "Manual" do novo negócio que você quer montar. Ele deve ser preciso e detalhado o suficiente, primeiro para convencer você mesmo da viabilidade do novo negócio, mas também para convencer possíveis sócios ou investidores. Se ao revisar o Plano de Negócio você se deparar com algum ponto que pareça "achismo" ou não esteja bem fundamentado em pesquisas e verificações, o Plano de Negócio não está bom o suficiente.

Preocupe-se em fazer o Plano de Negócio com boa apresentação e de forma organizada. Isto vai ajudar você a acompanhar as etapas do Plano, além de facilitar a apresentação do mesmo a possíveis interessados e clientes.

Ao elaborar um Plano de Negócios você debaterá com sigo mesmo cada característica do novo negócio. Isto é muito importante para aplicar os recursos de forma mais eficiente, além de direcionar o novo negócio para uma maior possibilidade de sucesso.

Um Plano de Negócio bem elaborado não é garantia de sucesso do novo empreendimento. Mas a falta do Plano é meio caminho andado para o fracasso.

Um Plano de Negócio deve ser o mais detalhado possível e deve conter ao menos os seguintes pontos:

  • Descritivo do novo negócio;
  • Biografia dos sócios, como experiência, formação, características úteis ao novo negócio e responsabilidade previstas;
  • Ramo de atuação;
  • Principais Produtos e Serviços;
  • Mercado alvo e área física de atuação (bairro, cidade, país etc);
  • Formas de divulgação e custos (internet, jornais, emails, boca a boca etc);
  • Estimativa de produção e rentabilidade por Produto ou Serviço ofertado pelo novo negócio;
  • Principais concorrentes;
  • Principais Produtos ou Serviços concorrentes (benchmarking);
  • Recursos financeiros necessários para formatar e implementar o novo negócio;
  • Tempo e recursos financeiros necessários para manter o novo negócio até que ele passe a dar lucro;
  • Principais riscos para o novo negócio;

Cada item da lista acima deve ser definido de forma criteriosa. Estimar valores apenas baseado na própria intuição não é a melhor forma de obter números confiáveis, a não ser que você seja especialista na área e acumule grande experiência.

O importante é que o Plano de Negócio convença, em primeiro lugar a você mesmo, da viabilidade do novo negócio. Mas é muito útil também apresentar o Plano a outras pessoas para colher opiniões diferentes da sua. Instituições como o Sebrae também podem te auxiliar na análise de seu Plano de Negócios. Descubra se sua cidade ou região tem um posto do Sebrae e vá até lá para discutir seu Plano. Muitas vezes a consultoria pode sair de graça.

Alias, no link abaixo você vai encontrar um manual completo de como elaborar um Plano de Negócio. Este Manual foi elaborado pelo Sebrae.

Como elaborar um Plano de Negócio




Veja também: