M002 - Circuito Eletrônico e Elétrico

Índice Geral do Curso de Eletrônica

Como Ganhar Dinheiro com Eletrônica


Circuito Elétrico e Circuito Eletrônico


Existe diferença entre circuito elétrico e circuito eletrônico?

A resposta é sim, apesar de todo circuito eletrônico ser um circuito elétrico.

A diferença básica entre os dois circuitos é quanto controle temos sobre a corrente e voltagem do circuito e como exercemos o controle sobre estas duas grandezas.

Nos circuitos elétricos o controle sobre a corrente é mais grosso. Normalmente nós queremos ligar ou desligar a corrente elétrica. O controle sobre a voltagem também é feito de forma menos refinada, através de chaves seletoras, por exemplo.

Um exemplo de circuito elétrico é o circuito de conexão do motor de uma geladeira (das mais antigas) que utiliza estes termostatos de lâmina. Neste circuito, o motor é ligado ou desligado simplesmente em função da temperatura estar mais alta ou mais baixa do valor ajustado no termostato. Nas geladeiras mais antigas todo o controle é feito por dispositivos eletro mecânicos com lâminas e contatos.

Já no circuito eletrônico, o controle sobre a corrente e a voltagem já é mais sofisticado e bem mais preciso. Nós não queremos apenas ligar ou desligar a corrente ou a voltagem, mas queremos atuar sobre a amplitude destas duas grandezas. Para realizar esta tarefa os circuitos eletrônicos controlam diretamente a intensidade da corrente elétrica e o nível de tensão, usando os fenômenos eletrônicos.

Um exemplo de circuito eletrônico é o rádio. Nele o sinal fraco captado pela antena tem sua amplitude amplificada até que seja possível acionar um alto falante e ouvir o sinal transmitido.

Amplitude é o valor do sinal de corrente ou voltagem. A bateria de um automóvel, por exemplo, tem uma voltagem de 12V. Ou seja, a amplitude da voltagem da bateria é 12 Volts.

Como veremos adiante, a corrente elétrica é formada por elétron em movimento. A eletrônica atua diretamente sobre o elétron para conseguir o efeito desejado.

Resumindo: se o seu circuito atua diretamente sobre o fluxo de elétron, controlando a amplitude da corrente elétrica, ele é um circuito eletrônico. Para isto ele se utiliza de fenômenos eletrônicos, como veremos mais adiante.







Veja também: