M003 - Ferramentas para Eletrônica

Índice Geral do Curso de Eletrônica

Como Ganhar Dinheiro com Eletrônica


Ferramentas para Eletrônica


Nós acreditamos que um curso de eletrônica só é útil se for acompanhado de atividades práticas. Você só vai absorver os conceitos adequadamente se praticar, montando circuitos e testando.

Por isso apresentamos aqui uma lista com as ferramentas básicas que você deveria adquirir para montar seu laboratório eletrônico.

1) - Ferro de Solda

Para qualquer montagem simples de eletrônica você vai precisar de um ferro de solda.



Um bom ferro de solda hoje não é caro. Nós sugerimos o do modelo apresentado na figura acima. Ele pode custar um pouco mais, mas permite uma soldagem melhor, evitando as famosas soldas frias que causam o mal contato. Para pequenas montagens opte por um ferro de 30 a 40W no máximo, que é mais do que suficiente para a soldagem de componentes eletrônicos normais. O importante é que o ferro tenha a temperatura da ponta controlada. Excesso de temperatura pode danificar o componente ou a placa de circuito impresso. O ideal é uma temperatura da ordem de 320 °C. Um teste interessante é encostar a ponta do ferro rapidamente (1 segundo) num pano seco (pano de algodão, sem fibras sintéticas).Se o pano começar a carbonizar (ficar preto) é sinal que a temperatura pode estar elevada, isso para pequenos componentes e placa de circuito impresso com trilhas finas ou de fenolite.

Se você dispor de um pouco mais de recursos, adquira uma Estação de Solda que permita o ajuste da temperatura da ponta.


2) - Suporte para Ferro de Solda

Ao comprar seu ferro de solda já compre o suporte adequado para ele.



O suporte vai evitar que você estrague sua mesa, se queime ou até provoque um incêndio.

É importante que o suporte tenha encaixe para a esponja de limpeza. Estas esponjas trabalham umedecidas com água e são resistentes à temperatura da ponta do ferro. Sempre que você faz uma soldagem fica algum resíduo na ponta. Assim de tempos em tempos você precisa limpar a ponta, passando na esponja de limpeza (que deve estar sempre encharcada de água.)

3) - Solda Eletrônica

Para a soldagem dos componentes.



Para pequenas montagens você pode optar pelo fornecimento em tubo. Mas se pretende realizar muitas montagens a versão em rolo fica mais em conta.

A solda para eletrônica pode ser a normal ou a "no clean" que deixa menos resíduos na soldagem e é mais fácil de limpar.

Nós sugerimos as soldas da marca Best normal de embalagem azul que são de boa qualidade e perfeitas para montagens eletrônicas.

4) - Alicate de Corte Rente

O formato da ponta deste tipo de alicate permite o corte dos terminais do componente bem rente a solda.



O cabo emborrachado, além de conforto protege contra choque elétrico.

5) - Lupa

Com os componentes de tamanhos cada vez mais reduzidos, você vai precisar de uma.



Opte pelas de bom aumento e lente de vidro que riscam menos.

6) - Sugador de Solda

O sugador serve para retirar a solda de uma soldagem. É muito útil no reparo de placas e para sanar problemas de curto por excesso de solda.



A eficiência do sugador é diretamente proporcional ao seu tamanho. Sugadores muito pequenos normalmente não são eficientes.

Nós sugerimos os sugadores da marca AFR modelo Master (preto). Se bem conservados duram mais de 10 anos.

A manutenção do sugador deve ser feita periodicamente. Para isto ele deve ser desmontado e limpo internamente. Para lubrificá-lo, use grafite em pó em pequena quantidade. Após remontar o sugador, retire o excesso de grafite acionando o sugador diversas vezes.

Com este pequeno kit de ferramentas (cerca de R$ 200,00) você está preparado para pequenas montagens eletrônicas. Nos próximos Módulos nós vamos falar dos equipamentos necessários para um laboratório eletrônico.








Veja também: