M005 - Circuito Impresso

Índice Geral do Curso de Eletrônica

Como Ganhar Dinheiro com Eletrônica


Placa de Circuito Impresso


Quando vamos montar um circuito eletrônico, nós precisamos conectar eletricamente os diversos componentes. Antigamente, no tempo das válvulas, isto era feito por fios, soquetes e uma estrutura de sustentação chamada "chassis".

A figura abaixo mostra um chassis de rádio a válvula.



Pela figura anterior percebe-se facilmente que a montagem era uma coisa complicada e trabalhosa e consequentemente cara.

Assim, em substituição ao chassis, foi inventada no século passado a Placa de Circuito Impresso ou simplesmente PCI. Não se sabe ao certo quem inventou a placa pois algumas patentes foram depositadas entre 1930 e 1950.


A Placa de Circuito Impresso, como o próprio nome indica, é composta por um circuito de conexão que fica "impresso" em uma base, que pode ser feita de diversos materiais.

As trilhas do circuito de conexão são normalmente feitas de cobre.

Os materiais mais comuns para a base são o fenolite, o composite e a fibra de vidro.

Em circuitos especiais, outros materiais para a base (conhecidas também como substrato) podem ser utilizados, como a cerâmica e a alumina por exemplo.

A PCI pode ser de face simples, quando tem trilhas apenas em um lado da placa, dupla face, quando tem trilhas dos dois lados da placa, ou multilayer, quando além das faces externas, a placa tem camadas internas com trilhas.

A placa multilayer normalmente tem um número par de camadas. Cada camada é chamada de layer.

Uma vez posicionados na PCI, os componentes são conectados à placa pela aplicação da solda eletrônica. A solda eletrônica é composta por uma liga de estanho que tem grande "afinidade" pelo cobre e se une a ele facilmente. Esta união acontece de forma tão fácil que normalmente a solda fundida se espalha pelo cobre rapidamente.

Este fácil espalhamento da solda cria um problema quando as trilhas estão muito próximas uma das outras. A solda pode se espalhar para trilhas ou ilhas vizinhas, causando curto circuito.

Para minimizar este problema, desenvolveu-se, para as placas de uso profissional, um tipo de verniz chamado de "mascara de solda", que impede este avanço da solda derretida onde ele está aplicado.

É este verniz que dá esta cor verde à maioria das PCI. Mas existe verniz em outras cores como azul, vermelho e amarelo.

A figura abaixo mostra uma placa sem mascara de solda.










Veja também: