M006 - Componente SMD e PTH

Índice Geral do Curso de Eletrônica

Veja também:

Pequenos Negócios - Como Ganhar Dinheiro na Internet

Componentes SMD e PTH

Você já deve ter ouvido falar nestas expressões: componente PTH e componente SMD.

Quando os primeiros circuitos eletrônicos surgiram, os componentes tinham a forma de um encapsulamento mais os terminais de conexão, conforme voce pode ver na coluna da esquerda da figura abaixo. Nesta coluna apresentamos algumas formas comuns para componentes PTH. Esta denominação vem do inglês - pin through hole que significa "terminal inserido no furo". Esta denominação veio com o surgimento das placas de circuito impresso, onde estes componentes PTH são montados com seus terminais inseridos nos furos da placa e depois soldados. Ou seja o terminal atravessa a placa e normalmente é soldado pelo outro lado.

A coluna da direita apresenta algumas formas comuns para componentes SMD. Esta denominação também vem do inglês - surface mounted device que significa "componente montado em superfície".

Nesta figura os componentes não estão em escala real. O SMD normalmente é bem menor.


A próxima figura mostra como estes componentes são montados e soldados. No PTH o terminal atravessa a placa e no SMD o terminal é soldado à superfície da placa.


Os componentes SMD surgiram basicamente por uma questão econômica. No encapsulamento SMD é gasto muito menos material porque praticamente o componente não tem terminal. Além disto é possível fabricar encapsulamentos bem menores, se comparado aos componentes PTH. Ou seja, o componente SMD é normalmente bem mais barato que seu equivalente PTH, já que usa bem menos material.

Outra vantagem do SMD é que ele permite a montagem automática em máquinas de SMD (também chamadas de pick and place (pegar e posicionar), reduzindo em muito o custo de montagem. Existem máquinas para montagem automática de PTH, mas elas estão ficando obsoletas e em breve não devem mais ser utilizadas.

Mas você que pretende fazer muitas montagens eletrônicas, não se preocupe. Os componentes PTH ainda são facilmente encontrados e isto deve continuar por um bom tempo.

Para montagem SMD é necessário uma PCI (placa de circuito impresso) e você naturalmente não vai desenvolver uma para pequenas montagens experimentais. Mas se desenvolver algum circuito que será montado em uma pequena linha, ai vale a pena desenvolver a placa e o circuito, já prevendo SMD. A maioria dos componentes SMD permite a montagem e soldagem manual de forma bem fácil.


Talvez você se interesse por:

O que é Algebra Booleana?.

O que é Eletricidade e Eletrônica?







Veja também: