Medindo Corrente com Multímetro

Veja também:

Pequenos Negócios - Como Ganhar Dinheiro na Internet


A maioria dos multímetros permitem a leitura de corrente elétrica. Normalmente eles trazem 2 escalas: uma marcada como mA, onde é possível medir corrente de até 200 mA e outra marcada com 20A, que permite a leitura de correntes de até 20A. Da mesma forma que na leitura de tensão, é possível medir correte AC e DC.

Aprenda mais sobre voltagem e corrente DC e AC clicando aqui.

Na figura 1 apresentamos a forma correta de conexão do multímetro ao circuito, onde mediremos a corrente elétrica. A conexão é em série e o circuito tem de ser interrompido como mostrado na figura.

Fig 1


Circuito Interno do Multímetro

Para entender como funciona o multímetro na função amperímetro, observe o circuito interno do multímetro quando está selecionado para esta função. O resistor R é conhecido como resistor shunt (alguns pronunciam "xant" e outros "xunt") e é usado para converter a corrente em um sinal de tensão que é lido pelo multímetro.

Fig 2


Cuidado para não danificar o Multímetro

A medição incorreta de corrente é a causa mais comum de dano ao multímetro. Como o resistor shunt é de baixo valor, normalmente abaixo de 1 ohm, o multímetro, na função amperímetro, funciona como um curto. Assim se ele for conectado a pontos do circuito com grande capacidade de corrente o resistor será destruído, danificando a função amperímetro, ou queimando o circuito que está sendo medido. Alguns multímetros trazem um fusível interno de proteção. Os multímetros mais caros podem incorporar proteção eletrônica.

Medição TRUE RMS

Da mesma forma que na medição de tensão é possível a medição de corrente True RMS, se o multímetro tiver este recurso. Se você quer saber mais sobre medição RMS clique aqui.

Quando o sinal de corrente AC está muito distorcido (muito comum em cargas indutivas como motores), a leitura com multímetros comuns pode apresentar erros importantes. Quando se mede uma corrente AC com multímetro, estamos interessados no valor eficaz, também conhecido como valor RMS.

Multímetros classificados como TRUE RMS, permitem a leitura precisa mesmo para tensões ou correntes AC muito distorcidas. Mas a eficiência deles começa a cair para transientes e distorções com harmônicas de mais alta frequência. Então existe um limite de frequência, definido pelo fabricante, para que a medição RMS continue dentro da faixa de precisão do equipamento.