O que é Tensão e Corrente?

Veja também:

Pequenos Negócios - Como Ganhar Dinheiro na Internet


Conceito de Tensão e Corrente Elétrica.

As grandezas físicas mais utilizadas em eletrônica são o Volt (V) e o Ampere (A). A primeira indica a intensidade de campo elétrico e a segunda a intensidade da corrente elétrica. Uma boa analogia, frequentemente utilizada para explicar estes dois conceitos, é a da caixa d'agua.

No desenho acima sabemos que o fluxo de água F será mais intenso quanto maior for a altura H. Em eletrônica esta analogia vale para a Tensão e para a Corrente. Quanto maior a tensão em um circuito, maior será a corrente elétrica, se mantivermos as outras grandezas constantes(resistência). Nesta analogia, a altura H corresponde à tensão da fonte de energia e o fluxo F à corrente elétrica.

O equivalente elétrico desta analogia é apresentado na figura 1b. O elemento R é chamado de resistência, justamente porque dificulta a circulação da corrente elétrica. O medidor A se chama amperímetro e mede a intensidade da corrente elétrica, que está circulando, de forma análoga ao relógio que mede o consumo de água na figura 1a. A "resistência" no desenho da figura 1a é dada pelo diâmetro do tubo de saída. Quanto menor o diâmetro a água enfrentará mais resistência para sair da caixa d'água.

Na linguagem popular é comum nos referirmos à Tensão como Voltagem e à Corrente como Amperagem.

Assim, ao comprar uma lâmpada é comum a pergunta "Qual a voltagem da lâmpada", ou ao comprar um fusível para casa, "Qual a amperagem do fusível?"

Mas como bem lembrou nosso leitor Alexandre de Ávila, o correto é: "Qual a tensão de operação da lâmpada?" e "qual a corrente de ruptura do fusível?"

A relação entre a Tensão e a Corrente em um circuito elétrico é dada pela Lei de Ohm.



Veja também: